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Como começar uma dieta: 9 pontos indispensáveis para você não desistir

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“A balança foi sincera”, “uma peça de roupa que não serve mais condenou o corpo”, “uma foto de corpo inteiro causou estranheza”, “um evento importante está por vir e os quilinhos precisam ser perdidos”…

Esses são alguns pontos bem comuns na vida de algumas mulheres que estão “desesperadas” para emagrecer!

A maioria delas adere a dietas por motivos estéticos, pelo fato de não estarem contentes com a aparência, por terem engordado um pouco e não estarem mais no peso ideal.

Nos últimos tempos cresceu o número de pessoas que buscam seguir uma alimentação saudável por precaução com a sua saúde, mas geralmente, a estética é quem ainda comanda a onda de dietas.

No entanto, independente da motivação, a decisão de emagrecer é totalmente positiva e com certeza é o primeiro passo para que você realmente conquiste os resultados esperados em relação a ter uma vida saudável. Aliás, abrindo um parêntesis, há alimentos, como o leite, que fazem mal e que você nem imagina.

Você só precisa estar atenta aos problemas que podem ocorrer quando você decide de uma hora para outra que quer emagrecer, mas não se coloca a planejar como será o processo de emagrecimento.

Um bom planejamento faz toda a diferença em como começar uma dieta. E é provavelmente este plano que fará com que você se mantenha firme no objetivo, conquistando a satisfação.

Preparei este artigo com orientações essenciais de como começar uma dieta. Tenha a oportunidade de aprender a emagrecer sem o risco de colocar a própria saúde de lado!

Como Começar Uma Dieta: Da Mentalidade Aos Resultados

#1 – Prepare-se mentalmente

Quer saber de um conceito ideal de como começar uma dieta?

Pequenas mudanças alinhando os 3 pilares do comportamento magro produzem grandes resultados.

Você precisa acreditar nisso e agir em cima disso, pois os resultados permanentes acontecem em médio-longo prazo. Se você quiser mudar sua vida drasticamente em poucos dias, vai encontrar muita dificuldade e vai acabar desistindo.

Comece a se preparar mentalmente para vencer, crendo que um passo de cada vez é melhor do que correr sem direção e acabar “caindo em uma ribanceira”. Por isso que destaco sempre que ter força de vontade não é suficiente, pois ela te faz agir pela empolgação e emoção. O seu lado racional é quem dever estar liderando sua meta. Por isso, seja realista!

Você pode começar respondendo as seguintes perguntas:

  •         O que está me impedindo de mudar e como lidar com isso?  
  •         Quanto peso eu desejo eliminar?
  •         Como é a minha vida quando eu alcançar minha meta?
  •         Em quanto tempo eu devo perder peso?
  •         O que farei para mudar meu ambiente?
  •         Quem, dos meus amigos e colegas, pode me ajudar com as metas?

#2 – Quebre a meta

É muito fácil ficar animado no início de um projeto e definir grandes objetivos. Mas uma vez que o trabalho realmente começa, seu objetivo inicial de emagrecimento pode parecer muito fora de alcance. Daí você começa a vacilar. Como resultado, você desiste ou decide fazer o trabalho “mais tarde”.

Frases como: “Só hoje eu vou comer essa macarronada. Amanhã eu me controlo”. “Um docinho a mais não tem nada a ver”. “Hoje eu tomo esse meio litro de refrigerante, amanhã só bebo água”. Isso é auto-sabotagem. Não caia nisso. A hora de agir sempre é agora.

E para ajudar a si mesma, em vez de definir um objetivo muito ambicioso de cara, como “Eu vou perder 20 quilos em um mês”, por que não elaborar algo alcançável? Imagine-se num jogo de vídeo game, onde você precisa passar de fase… O nível de dificuldade influencia seu desempenho.

Começar jogando no “Nível Hard” não é recomendável para iniciantes, da mesma forma que querer mudar tudo de uma vez só, não é recomendável para quem passou muito tempo acima do peso.

Começar a jogar no “Nível Easy”, ou seja, fácil, pode não ser interessante de início, mas com um pouco de boa vontade você se diverte e desenvolve habilidades para aumentar o nível mais adiante. Você tem mais possibilidade de começar jogando bem no “leve”… Aproveite isso e surpreenda a si mesmo!  

Pequenas metas podem não parecer muito, mas eles te desafiam a testar sua resistência e são mais “confortáveis” para quem está no “como começar uma dieta”. Mas cuidado para não ficar sempre no fácil, sempre em transição, sempre “estou eliminando o consumo de xyz sem prazo algum”. Entende ?

Se desejar ser acompanhada para estabelecer seu programa de emagrecimento, entre em contato comigo aqui.

#3 – Não embarque em dietas malucas

Muito bem, você está decidida a emagrecer e isso é ótimo! Mas não caia na besteira de aderir a estas tais dietas para emagrecer malucas, a não ser que lhe falte amor próprio. A pressa de entrar em forma pode levá-la a se submeter a regimes prejudiciais à sua saúde e que apertam o gatilho para o comportamento compulsivo, criando assim um círculo vicioso de compulsão-dieta-compulsão-dieta-compulsão-dieta…

Tenha em mente que o processo de emagrecimento nem sempre é rápido e exige muita dedicação e persistência de sua parte. E para facilitar este processo, desenvolvi o método Meu Jeito de Emagrecer, no qual você descubrirá como tornar este processo agradável e esquecer de uma vez por todas esta história de força de vontade (e não, não vou te ensinar a comer nem a fazer exercícios para emagrecer. O método é mais profundo do que isso.).

 Em outras palavras, fuja das famosas “dietas da moda” que prometem resultados milagrosos, mas que não passam de grandes armadilhas.

Isso vale para qualquer outro método de emagrecimento que possa prejudicar a sua saúde. Como começar uma dieta exige de sua parte consciência e lucidez. Por isso, por amor a você, não seja “cega” ao ponto de adotar uma rotina que vá lhe prejudicar em curto, médio e longo prazo.

Use a razão própria para analisar: serei bem sucedida se adotar essa dieta? Vale a pena me submeter a um regime tão rigoroso que me fará perder peso, mas que por outro lado irá prejudicar minha saúde? Devo ser “masoquista” assim para emagrecer?

O processo de emagrecimento pode ser desconfortável, mas você pode escolher a dor que vai querer viver. Algumas dores serão passageiras e servirão como caminho para uma vida que dá gosto de viver. Outras serão inúteis e prejudiciais, como a de submeter a uma dieta tão rigorosa por um período. Além disso ,no curso que Meu Jeito de Emagrecer , você descubrirá como gostar da solução.

#4 – Não abra mão de ser acompanhada por um profissional

Na dúvida de como começar uma dieta, a melhor coisa é consultar um médico, seu nutricionista e seu coach transformacional de saúde e emagrecimento . Seguir uma dieta por conta própria e alcançar resultados é ótimo, mas com o acompanhamento profissional é melhor ainda e mais fácil. Quer ir rápido? Vá sozinha. Quer ir longe? Vá acompanhada.

Com ajuda de uma, ou várias autoridades em saúde e emagrecimento, você diminui os riscos e acaba fazendo as coisas de uma forma mais objetiva e focada. No Método Meu Jeito de Emagrecer, falo muito de mudança de ambiente e como as Alavancas são determinantes para o emagrecimento.

Alavanca é uma analogia usada para identificar pessoas que servem como parceiros de mudança de atitudes. Qualquer amigo ou colega que você tenha, e que esteja ao seu lado lhe incentivando a prosseguir na jornada do emagrecimento pode ser chamado de Alavanca.

Quando você se vale dessa mentalidade, tendo um profissional lhe acompanhando, sua vida é facilitada e você se sente acolhida e fortalecida, o que será determinante para que os resultados comecem a fluir. Portanto, não vá sozinha. Decida estar lado a lado com profissionais e também com outros “voluntários”.

Escolha suas alavancas e comece sua mudança de vida de forma inteligente!

Se desejar meu acompanhamento personalizado como Alavanca em sua vida, entre em contato comigo.

#5 – Esqueça o mito da caloria

Muito bem, já exploramos alguns aspectos de como começar uma dieta. Agora vou falar sobre o mito da caloria, um assunto um pouco mais técnico. É especificamente sobre o porquê “contar calorias” pode estar sendo inútil para sua rotina de perda de peso.

Este é um assunto longo. Pretendo tratar mais sobre ele em outras oportunidades, mas para que você esteja bem preparada para iniciar um regime de emagrecimento, esteja ciente do seguinte:

O destino de uma “caloria” de um alimento, depende completamente da sua composição molecular específica, a composição dos alimentos que a acompanha, e como essas moléculas interagem com nosso estado metabólico e nutricional.  

A falha fundamental da indústria da dieta tem sido construída com base no “comer menos e se exercitar mais resulta em perda de peso”. Só que este processo nunca fez sentido, pois o que vale em uma caloria não é a quantidade, mas a qualidade.

Resumir o processo de emagrecimento a esta frase “faça exercícios para emagrecer e coma menos” é como resumir de maneira distorcida uma sequência de livros a uma frase. Exemplo: Harry Potter é uma história de um menino mago. Ponto! Só isso.

como começar uma dieta
– Como começar uma dieta? – Simples, coma menos e malhe mais. Ah tá, Troféu Joinha pra você

Um resumo pobre não só não esclarece como distorce os fatos.

Para que você entenda mais claramente, consumir 200 calorias presentes em um chocolate não é o mesmo que comer 200 calorias em brócolis. O primeiro está intoxicando, enquanto o segundo, além de estar te alimentando, também está regenerando seu corpo se for ingerido cru ou amornado (você aprende mais sobre isso neste artigo).

Então, quando você come grandes quantidades de alimentos de alta qualidade, como plantas integrais e proteínas nutritivas, seu corpo é capaz de atingir um excelente nível de peso de forma automaticamente natural e saudável.

Veja que incrível: você pode escolher até mesmo a qualidade da caloria que quer consumir! Isso é bastante positivo, se você souber usar. Entender isso é uma ótima maneira de como começar uma dieta para emagrecimento e caminhar em busca dos resultados.

#6 – Pense nos pontos negativos

Deixe eu me explicar antes que você me interprete mal. Não estou lhe incentivando a ser uma pessoa negativa e pessimista. A proposta aqui é outra! Meus estudos me comprovam cada vez mais que lembrar mais do prazer do que da dor em uma dieta, é acabar se afundando novamente em alimentos nocivos a saúde.

No processo de emagrecimento, é muito mais fácil se lembrar do gosto agradável de comer um chocolate ou um doce do que lembrar dos sentimentos negativos que o excesso de peso lhe causa. Isso faz parte de nossa memória seletiva.

A alimentação e a memória estão estreitamente relacionadas no sistema cerebral. Certos neuropeptídios (cadeias de aminoácidos no sistema nervoso neurônios que usam a comunicar um com o outro), nomeadamente neuropeptídios Y e peptídeos YY, estimulam alimentação e também a memória, a aprendizagem, o reforço e a recompensa.

Sua memória pode estar agora focada no aspecto gratificante de comer alimentos gostosos, e isso irá lhe empurrar à tentação e à motivação para se entorpecer novamente. A ideia então é se esforçar para pensar na dor de continuar acima do peso, lembrar dos momentos angustiantes, tipo:

Evitar praia e piscina por causa de roupa de banho, os comentários irritantes sobre sua aparência, a roupa que não cabe, o sentimento de se sentir horrível ao seu olhar no espelho, na comparação entre seu corpo e o de suas amigas, enfim, é preciso pensar nessas dores, pois elas irão lhe motivar a resistir os alimentos que lhe prejudicam.

como começar uma dieta
Agasalho e jeans na praia??? Que tal na sua próxima selfie você vestir uma roupa coerente com o ambiente?

#7 – Presenteie-se por estar no processo

No Curso Meu Jeito de Emagrecer, também falo da necessidade de estabelecer as Atitudes de Amor Próprio para lidar com os momentos divisores de águas. Aqui vai uma ótima sugestão: O ato de dar a si mesmo uma recompensa enquanto vive o processo.

Isso é muito eficiente. Por exemplo, se você está tentando vencer a compulsão de comer doces industrializados, pode determinar um período de substituição por doces detox e quando por estar bem cumprindo, pode se premiar com alguma coisa.

Ao invés de se premiar SÓ quando eliminar X quilos, premie-se por JÁ estar agindo corretamente. 

como começar uma dieta
Presentes e recompensas podem ser materiais como também experiências, eventos, lugares.

Quem sabe um passeio, uma ida ao cinema, um presente, ou qualquer outra coisa que seja gratificante para você e que lhe distraia totalmente dos hábitos que te engordam. Hobbies saudáveis que não concorram com seu objetivo podem entrar na lista.

Mas, preste a atenção: uma pessoa não pode se presentear com um brigadeiro se sua luta é com a comida que destrói, da mesma forma que uma compra no cartão de crédito não pode servir para alguém que luta contra o descontrole financeiro.

Uma de minhas coachees se deu como recompensa um kit de maquiagem. Duas blusinhas de alça é a recompensa de outra. Coisas desse tipo podem ser inclusas, caso você simpatize. Mas não se limite a isso, use a criatividade. Eu particularmente adoro me presentear com experiências de vida (parque de diversões, salto de paraquedas, salto de bungee jump). Para mim, o prazer de experimentar algo é maior do que de comprar algo.

Explico mais sobre o uso inteligente da paixão do nosso cérebro por recompensas e aversão a perda no curso Meu Jeito de Emagrecer. Para receber novidades sobre o lançamento, deixe um comentário no fim do post.

#8 – Use tudo o que puder

No Artigo Dietas que Funcionam: Os Segredos Revelados”, falo sobre você usar todos os recursos disponíveis. O que quero dizer com isso? Que você precisa explorar tudo o que for possível para emagrecer. Por que se valer de apenas um instrumento se você pode usar uma caixa de ferramentas?

Por isso, ao pensar em como começar uma dieta, se planeje para alinhar boas práticas aeróbicas a um plano de alternativas saudáveis. Enquanto você cumpre o cardápio que seu nutricionista recomendou, procure adotar exercícios simples para acelerar o metabolismo.

Leia artigos, assista vídeos, baixe podcasts para aprender mais sobre o emagrecimento saudável. Pode baixar aplicativos que lhe auxiliem em como começar uma dieta, e também como prosseguir com ela (tenho uma lista aqui para você).

Enfim, essas são sugestões para que você amplie as possibilidades e alcance o tão sonhado emagrecimento!

#9. Forme hábitos usando a “Intenção de Implementação”

– Como é que é, Rafael? Intenção de Implementação???

Pode parecer um pouco incompreensível, mas pense nisso como uma maneira muito útil de formar novos hábitos. Aprendi esta técnica com o livro Then a Miracle Occurs: Focusing on Behavior in Social Psychological Theory and Research.

Trata-se de estabelecer metas usando uma estrutura “Se… Então…”.

Por exemplo: Você está pensando em como começar uma dieta para emagrecer, certo? Ao invés de apenas dizer “vou começar a comer mais grãos”, você pode estabelecer: Se eu for comer em um restaurante, eu vou pedir um prato com muitos grãos e leguminosas.

Se você prestar atenção, a mudança na frase a torna muito mais objetiva do que aquela anterior, a qual era muito abstrata e sem meta alguma.

Esta estratégia do “Se…Então…” a força a estabelecer ações específicas para cada gatilho-lembrete. Isto é, um lembrete (estar em um restaurante) torna-se um gatilho de um comportamento previamente definido (pedir mais grãos e leguminosas).

Estudos revelam que utilizar Intenção de Implementação  pode aumentar a capacidade da pessoa de iniciar e manter comportamentos que preenchem seus objetivos em diversas áreas da vida, incluindo saúde e emagrecendo.

Conclusão Sobre Como Começar uma Dieta

Tudo o que tratei aqui faz parte do Método Meu Jeito de Emagrecer alinhado também aos 3 Pilares do Comportamento Magro. Agora, preciso saber: o que você achou deste conteúdo? Ele lhe ajudou a pensar melhor em como começar uma dieta? Interaja comigo para que eu te ajude de maneira cada vez mais efetiva!

Você pode responder me enviando uma mensagem direta aqui!

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Sara

Olá Rafael, quero agradecer de coração a sua dedicação a este trabalho.
Você não faz idéia do quanto seus artigos tem me ajudado a – LITERALMENTE- transformar minha relação com minha rotina, meus compromissos, com a comida e com meu peso.
Gratidão imensa

Olá Sara tudo bem?Fico muito feliz por seu precioso feedback.
Você se importa de me contar como sua vida tem mudado? O que tem aperfeiçoado?
Grande abraço
Rafael

renata

Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

Joao Paulo

Eu sempre começo e nunca termino. Será que adianta mesmo eu não tendo força de vontade. Isso é muito difícil pra mim. Me ajuda

João Paulo, eu falo muito forte sobre a força de vontade ser um mito.
Veja o ebook do cursos.rafaelberard.com.br

Cintia Sembra

Excelente dica sobre emagrecimento, estou precisando de incentivo e muita força de vontade e conseguir encontrar aqui no seu artigo, muito obrigada, vou colcoar em prática e ver se vou conseguir obter os melhores resultados possíveis. Obrigada.

Olá Cintia, tudo bem?
Isto mesmo, mete cara no que ensinei neste artigo. Só faço uma ressalva ao que você disse sobre precisar de força de vontade.
Leia este artigo aqui sobre eliminação de maus hábitos. Apenas 2% das pessoas conseguem eliminá-los. Uma das causas é esperar ter força de vontade.
Grande abraço!

Fernando Neves

Obrigado pelo seu site com tanta informação de qualidade. Vou compartilhar! abraço

Show de bola Fernando! Muito obrigado e desejo-lhe sucesso.

Amanda

muito legal seu site parabéns. Muito conteudo de qualidade.
Parabéns e obrigado

Que bom que gostou Amanda. Agora é aplicar e usufruir dos resultados :).
Conte comigo.

Danilo

Bacana.

Amanda

Adorei seu site. Demorei para encontrar um conteudo tão relevante. Obrigado. Sucesso

Que ótimo Amanda! Seja bem vinda aqui sempre.
Se tiver alguma dúvida ou quiser atendimento um-a-um, não deixe de me escrever
fale com @ rafael berard . com . br

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