voltar

Porque não consigo emagrecer: 8 Motivos

Porque não consigo emagrecer: 8 Motivos

Você já deve ter ouvido isso muitas vezes: a perda de peso é simples, basta comer menos e se exercitar mais, certo? Mas a coisa não se resume a isso!

Vou apresentar neste artigo, as possíveis razões de você não estar conseguindo perder peso. Mas antes me permita compartilhar “algumas raízes do porque não consigo emagrecer:”

Primeiro, o problema pode não estar em suas contagens de calorias, mas nas suas próprias células. Um número crescente de pessoas é resistente à insulina. Ou seja, seus corpos não usam adequadamente o hormônio da insulina para processar o alimento que é consumido.  

Eu conheci uma moça a qual após consultar-se com um profissional da medicina ortomolecular descobriu que seu corpo não metabolizava o carboidrato do arroz devido a uma deficiência de certas bactérias da sua flora intestinal. Resultado: qualquer arroz ingerido a engordava, e muito!

Por isto que antes mesmo de explicar o 1º Pilar no curso  Meu  Jeito de Emagrecer, eu digo para você fazer um Check-up, o mais completo possível, de sua saúde.

Segundo, você pode estar em um nível mais avançado de problema com a comida. O principal foco do meu trabalho é tratar de problemas de comportamento alimentar, como a compulsão e a bulimia.

São aspectos psicológicos da alimentação, que só podem ser vencidos com um eficiente processo de transformação. É essa a proposta do coach transformacional de saúde. Podemos falar sobre isso pessoalmente, se você desejar, mas agora conheça as possíveis razões de você não perder peso.

porque não consigo emagrecer

Porque Não Consigo Emagrecer: Os Fatores Modernos

O aumento de gordura e sua expansão corporal podem estar surgindo de algo diferente do que simplesmente comer doces e alimentos gordurosos. A obesidade não é apenas causada pela predisposição genética ou os comportamentos alimentares que acabo de citar.

Os fatores ambientais modernos podem estar contribuindo para seu sofrimento com o excesso de peso. E para destrinchar estes fatores que decidi escrever este artigo.

Conheça as principais causas do “porque não consigo emagrecer” e identifique qual delas está se empurrando para baixo!

1º motivo : Você pode não estar dormindo o suficiente

Ficar sem dormir é dificultar o processo de emagrecimento
Ficar sem dormir é dificultar o processo de emagrecimento

Ficar sem dormir é comum para quem tem uma vida corrida, mas a falta de sono pode estar prejudicando seus objetivos de perda de peso. A privação de sono diminui o seu metabolismo e afeta outros pontos de seu organismo. Permita-me explicar com mais detalhes:

 

Nosso corpo precisa de duas substâncias específicas: a leptina e a grelina. A leptina diz a seu cérebro para parar de comer, ao passo que a grelina, que é produzida no estômago, estimula a fome. O sono inadequado está associado com baixos níveis de leptina, a altos níveis de grelina.

Por isso que explico neste artigo, dormir não é luxo, mas uma necessidade vital básica, sendo tão importante quanto à alimentação. O sono permite ao organismo repor as energias perdidas durante o dia, influencia no metabolismo e no desenvolvimento mental e físico.

Como solução, utilizo como base o “Método Meu Jeito de Emagrecer”, apresento alguns conselhos:

  •         Desligue os aparelhos eletrônicos, como o smatphone, o tablet e o laptop;
  •         Se concentre em ter uma boa higiene do sono;
  •         Vá para a cama cedo, certifique-se seu quarto é escuro e fresco;
  •         Evite todos os medicamentos, incluindo cigarros, álcool e pílulas para dormir (Consulte seu médico). Se você acha que não tem como ficar sem remédios, você precisa conhecer o método Meu Detox ,do qual sou co-fundador junto com o Elias Pereira .

motivo  #2: Você pode estar comendo açúcares ocultos

Os açúcares estão em toda parte, mesmo que não percebamos. Os “maiores hospedeiros” são barras de cereais, cereais matinais, bebidas esportivas, molhos, entre outros.

Como estamos cansados de saber, os açúcares são extremamente prejudiciais a saúde em geral, contribuindo para mais de 70 problemas, incluindo a cárie dentária, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Estas dezenas de problemas são explicados em maiores detalhes nos cursos do Meu Detox.

Leia os rótulos e evite produtos com quantidades elevadas de açúcar. Comece por eliminar os açúcares que estão no seu corpo neste exato momento. Um plano alimentar adequado, uma dieta para emagrecer ideal é eficaz para isso!

MOTIVO #3: Você PODE ESTAR cortando nutrientes

Sempre foi pregado que as porções de calorias precisam ser menores, a fim de perder peso. No entanto, já foi provado de que não é a quantidade em si, mas a “qualidade” das calorias. Por exemplo, determinada quantidade de caloria num chocolate é prejudicial, mas a mesma num brocólis, é benéfica (Falarei mais sobre isso em posts futuros).

Então, você não deve estar tão obcecada com o controle de calorias e acabar ignorando o aspecto mais importante da alimentação: os nutrientes. Para evitar isso, pense na qualidade, não se concentrando apenas nas calorias. Em vez disso, escolha alimentos ricos em nutrientes e que levem as vitaminas essenciais ao seu corpo.

Como minha expertise foca nos aspectos comportamentais, e não em dietas especificamente, aconselho que você alinhe seu plano de alimentação dado por um nutricionista com o processo de coach transformacional de saúde e emagrecimento. Explorar todos os recursos possíveis de maneira inteligente é o caminho para vencer o “porque não consigo emagrecer!”

MOTIVO #4: Você PODE achaR que não tem tempo para cozinhar

PORQUE NÃO CONSIGO EMAGRECER

Quer melhor representação da era moderna? Quem estuda e trabalha fora, geralmente não encontra tempo para cozinhar, então, para se alimentar, optam pelas coisas rápidas. Os fast foods, os deliverys e os lanchinhos ao invés do almoço formam a dieta destrutiva de uma vida moderna…

Essas coisas rápidas estão cheias de substâncias prejudiciais e que facilitam o ganho de peso. Até porque, quem não tem tempo para cozinhar, também não costuma ter para ir ao médico, muito menos para praticar exercícios.

Daí, os problemas de saúde vão formando uma bola de neve, e você só toma uma atitude quando a coisa já está prestes a descambar. No entanto, não vale a pena! Por isso comece a transformar seu ambiente…

Você pode definir uma meta para tentar um novo processo de dieta saudável. Sempre que fizer uma refeição, pode separar porções extras e congelar para aqueles dias que você não tiver tempo para cozinhar. Em um dos meus processos de coach, uma menina que atendia acabou descobrindo que uma parte dos seus problemas estava no fato dela não cozinhar para si mesma.

“Eu percebi que não tenho aquele carinho de cozinha para mim, mas decidi que quero mudar isso”, disse ela ao grupo.

MOTIVO  #5: Você PODE estAR exagerando na dieta alimentar

O auto-tratamento é muito perigoso.  Na busca desenfreada e autodidata de emagrecimento, muitas pessoas, mulheres principalmente, embarcam em dietas de emagrecimento exageradas, que prometem milagres, mas que no fundo só prejudicam.

A privação total, ou que regimes que exigem que você fique grandes períodos só com um tipo de alimento, por exemplo, pode estar causando males a sua saúde. Não caia na besteira de fazer as coisas de qualquer jeito.

Um dos grandes perigos de planos alimentares que saem restringindo calorias a torto e a direita é o fato de alertarem o cérebro reptiliano de que há escassez.

Escassez de alimentos e ameaça de vida.

Qual a resposta do cérebro reptiliano?

Busque comida urgente e de maneira prazerosa para manter a vida.

Quando você lê urgente, lembre-se daquelas vontades loucas de comer tal coisa. E quando você lê prazerosa, lembre-se daqueles comestíveis gordices, industrializados, que despertam enorme prazer….e posteriormente culpa.

Só sobre este tópico é possível escrever mais um post inteiro.

Outro cuidado sobre o consumo de comestíveis.  Muitas vezes, eles estão cheios de sódio extra, açúcar, aditivos químicos que remove ou diminui o ingrediente que faria bem.

A propósito, por que estou falando “comestíveis” ao  invés de alimentos? Porque alimento é aquilo que nutre realmente, e nem tudo que se ingere é nutritivo. Por isto faço esta distinção bem claramente.

MOTIVO  #5: Comer muito na hora de dormir e exagerar nos fins de semana

Comer muito perto da hora de dormir faz mal? Sim, refeições de fim de noite podem significar problemas para você, e fazer descer pelo ralo seu plano de perda de peso.

Ao comer no fim da noite, sua temperatura corporal, a insulina e o açúcar serão aumentados, o que torna mais difícil para você queimar gordura enquanto dorme. Por isso é bom tentar comer pelo menos 3 horas antes de ir dormir. Segundo o relógio biológico que você conhece no Meu Detox, entre 11 da noite até as 4 horas da manhã, o seu corpo está precisando de repouso e nada de ingestão.  

Também tenha cuidado com lanches feitos após o jantar. Neles, você tende a consumir mais comestíveis do que percebe quando come assistindo TV ou usando o computador. Você também pode estar caindo na tentação, ingerindo comestíveis pouco saudáveis ​​como sorvete, chocolate, pizza ou batata frita, ou até mesmo comidas pseudo-saudáveis e intoxicantes.

Algo muito comum também: “a pessoa faz uma dieta certinha durante toda a semana, mas quando chega o fim de semana, quase come os imãs da geladeira”.

Brincadeiras à parte, este é um grande mal. Se controlar e mudar o ambiente para depois jogar tudo fora pode ser pior que não ter feito dieta. Porque quando você se priva, mas depois exagera, tende a consumir muito mais do que o normal. Já ouviu falar em efeito sanfona? Pois bem, vem daquela relação explicada acima sobre o cérebro reptiliano e seu mecanismo de garantir a sua vida.

É uma situação parecida com quem se trata do vício da bebida, fica um mês sem por um gole de álcool na boca, mas por rápido impulso, volta a “encher a cara”. Não se trata de ausência e força de vontade, mas de impulsos primitivos do cérebro. (Falo sobre isso aqui)

MOTIVO #6: Você PODER estAR viciado em comida e não sabe

PORQUE NÃO CONSIGO EMAGRECER

Opa, espera aí, a comida é viciante? Com certeza, e pode ser viciante e levar a pessoa à “destruição lenta”. No artigo “Não Consigo Parar de Comer: E agora?” também falo sobre a dependência com a comida.

Entre as dependências mais difíceis de serem largadas, as guloseimas ocupam o segundo ou terceiro lugar. Estão próximas ao vício em álcool, cigarro e até com outras drogas mais pesadas.

O problema em comer demais não é fácil de ser deixado. Pode ser que você esteja passando por isso e não saiba até o momento.

Compulsão Alimentar é muito comum em histórias de vida com rejeição, abandono e carência. Se este é seu caso e deseja ajuda, fale comigo.

Uma solução que apresento aos meus coachees é o “Desvio Positivo”, o ato de se distanciar mentalmente das tentações, nesse caso, alimentares. O que você precisa é focar sua mente em algo que lhe fez bem, como uma vitória pessoal.

Fazendo isso, quando você estiver prestes a vencer a luta para o que não se deve comer, sua mente irá se desviar para o que lhe causou alegria e entusiasmo. Daí em diante, você tende a ficar devidamente distraído e motivado a não se entregar.

MOTIVO  #7: Você pode não estar incluindo exercícios em sua rotina de emagrecimento

Pode ser que você conheça pessoas que emagreceram simplesmente mudando a alimentação, sem praticar nenhum exercício específico. Pessoas de sorte, não? Muito bem, mas não conte com isso…

O ideal mesmo é que todos pratiquem algum tipo de exercícios para emagrecer. A prática de exercícios (aerobico, pliometricos, isometricos,etc) aceleram o metabolismo, o que auxiliará seu corpo a se livrar dos quilos extras .

Muitas pessoas acham que para emagrecer precisam de muito tempo na esteira, mas já existem técnicas mais efetivas, curtas e mais inteligentes. Confusão Muscular, HIIT, Crosstraining  e outros treinos com picos de ritmo são maneira mais efetivas de manter o seu metabolismo “secando”.

Aliás, mesmo que sua vida seja corrida, padrão comum da modernidade, algumas práticas simples podem ajudar muito no emagrecimento. Que tal descer um pouco mais distante de seu trabalho e seguir caminhando? Ou tirar um tempinho para praticar pedalada?

Gosta de jardinagem? Pois bem isso ajuda. Até mesmo o ato de se levantar para mudar ao longo do canal de TV, em vez de usar um controle remoto já te coloca a frente dos sedentários.

MOTIVO #8: Você está pensando em curto prazo

A única maneira de sustentar a perda de peso é a pensar nisso como uma mudança de vida. Não se pode falar em transformação por apenas alguns meses, mesmo que seu emagrecimento precisa ser rápido.

Por isso que se pesar todo dia pode ser desanimador. Se submeter a dietas muito rigorosas ou jejuar por muito tempo também. Uma analogia que gosto muito é a do castelo. Não se constrói um castelo em poucos dias. É preciso bastante tempo para terminar este tipo de construção.

Um tijolo por vez e você conseguirá ter o seu castelo construído. Pense nisso durante sua jornada de perda de peso. Trabalhar para os benefícios em longo prazo com datas periódicas é realmente uma ótima forma de se manter focado para emagrecer.

As pessoas tendem a desistir das mudanças porque acham que é muito difícil.  Quebro este paradigma do “aqui agora” com o Método Meu Jeito de  Emagrecer”. Ele tem base na transformação de mente e mudança de ambiente principalmente em médio prazo, conquanto muitas moças já começam a ter resultados logo nas primeiras semanas.

Concluindo

Analise qual destes aspectos caracterizam seu “porque não consigo emagrecer” pessoal. Procurei explorar cada tópico elencando dicas que considero “power” para a reestruturação alimentar. Sempre dentro do contexto do método “Meu Jeito de Emagrecer”. Aconselho também que você consulte outros conteúdos do blog para complementar o que tratei aqui. 

 

Agora vamos lá, é com você!

Posts Relacionados

Gláucia

Ansiosa para ler seu livro!!!

Olá estimada Glaucia , você pode baixá-lo aqui
https://cursos.rafaelberard.com.br
Grande abraço e tudo de bom para você!

Andreia

Bom site.

Que ótimo que gostou Andreia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Emagrecer Se Não Consigo Parar De Comer?
Post Anterior Como Emagrecer Se Não Consigo Parar De Comer?
4 Comentários

- Rafae​​​​​​​​​l, não consigo parar de comer. Em muitos casos isto pode ser causado por…

Leite faz mal a saude - Entenda o porquê.
Próximo Post Leite faz mal a saude - Entenda o porquê.
4 Comentários

No artigo anterior , expliquei a composição natural do leite e mencionei outros ingredientes artificiais…