Tracking de Email
voltar

Porque podemos engordar quando comemos muito açúcar

<thrive_headline click tho-post-1126 tho-test-7>Porque podemos engordar quando comemos muito açúcar</thrive_headline>

Com a preocupação que as pessoas têm com o corpo e a saúde, o artigo de hoje é para explicar porque podemos engordar quando comemos muito açúcar. E uma dieta sem açucar é saudável? É possível?

E será que esse é um dos motivos pelos quais você pode estar tendo dificuldades para emagrecer?

A verdade sobre este tema pode estar associada a vários fatores. Qualquer industrializado hoje que a gente coma ou beba contém açúcar, mesmo que seja aquele iogurte considerado light. Você imaginava isso?

​A não ser é claro que esteja escrito estupidamente claro "geleia de frutas sem açucar" ou algo como "produto sem açucar". Mas mesmo assim, pode ser que ainda escape alguma frutose (um tipo de açúcar). Se você consumir por exemplo "bananinha sem açucar", ela conterá frutose.

A questão é que o excesso de açúcar não está ligado só ao motivo de você não emagrecer, mas também a sérias consequências no cérebro, pele, dentes etc. Sim, isso mesmo que você acabou de ler…

Mas, se você está assustada com isso, fique calma e entenda melhor nas próximas linhas como funciona o açúcar e como evitar que ele faça mal para o seu corpo!

Porque-podemos-engordar-quando-comemos-muito-acucar

Açúcar é mais do que você pensa

O açúcar é um hidrato de carbono simples, que é designado por sacarose, e é resultado da junção de açúcares simples, que são: glicose e frutose (açúcar da fruta). Mas não se engane, ele pode aparecer com diversos nomes nos rótulos, como: sacarose, glicose, maltose, frutose, dextrose, xarope etc.

Como boa parte dos alimentos, o açúcar é essencial para o organismo porque é o “queridinho” dos seus músculos e cérebro, por isso não parece tão vantajoso deixar de consumi-lo como fonte de energia. 

Por um lado você encontra vídeos no YouTube revelando que uma dieta ​com alimentos que não contem açúcar mata o cancer. Por outro lado, o cérebro humano precisa do açúcar.

E aí, como diminuir o açúcar no sangue? Ou reformulando a pergunta: Como diminuir o excesso de açúcar no sangue?

Aliás, em uma das minhas últimas pesquisas, descobri através da Belle Verte que é possível adicionar à sua rotina uma nova fonte de energia capaz de suprir o que o seu organismo precisa. Você pode saber mais no link abaixo:

Te convido a refletir comigo o seguinte: o fato do porque podemos engordar quando comemos muito açúcar, pode estar ligado ao tipo de alimento que consumimos, ou, até mesmo, ao tipo de açúcar (já que não existe só um).

Como expliquei um pouco mais acima, muitas pessoas não param para pensar nisso, mas o açúcar está em praticamente tudo, diferente do que muitas pessoas pensam. E quais os efeitos reais do açúcar no corpo? Vamos descobrir!

Efeitos do açúcar no seu corpo

O açúcar cria dependência no cérebro e altera as sensações dos seus receptores, como, por exemplo, o prazer, o conforto e a compensação. Alguns especialistas até comparam os efeitos do alto consumo de açúcar em nossa sociedade com algumas drogas e ao álcool.

Já reparou que quanto mais você come açúcar, mais parece precisar dele?

Isso acontece por causa do efeito colateral de dependência, uma vez que o cérebro libera a dopamina (neurotransmissor relacionado ao prazer).

Voltando à questão de comer o tipo de açúcar errado...

Quando você come doces feitos com o açúcar industrializado, seu corpo libera toda a energia de uma vez e, logo depois, declina rapidamente. Desta forma seu corpo sente necessidade de suprir as necessidades energéticas. Por isso que aquele bolo ou docinho parece tão irresistível. 

O corpo é abastecido porém logo está sem combustível, exigindo mais combustível. É como um carro beberrão, porém, ao invés dele gastar a gasolina, ele a armazena e pede mais.​

Então qual é o melhor açúcar para se consumir?

É importante que a energia necessária ao organismo venha de alimentos que realmente forneçam a glicose sem prejudicar a sua saúde, como os derivados integrais e cereais, alimentação viva (crudivorismo), tubérculos e outros, que evitam os picos de glicemia dando uma liberação gradual de nutrientes em sua corrente sanguínea.

Para obter uma lista útil pro dia-a-dia de alimentos que você pode consumir, recomendo o material do Dr Gabriel de Carvalho (nutricionista funcional e bioquímico) que está contido no link abaixo:

Revelando o que é saudável ingerir (veja o passo 3 deste link)

Aumentando o percentual deste quadro de alimentos mencionados acima, você não irá precisar de dietas malucas e remédios que podem acabar prejudicando a sua saúde. 

Você pode obter as respostas apenas analisando quais são os alimentos que possuem glicose, mas que vão ajudar na melhoria do seu metabolismo, não ao contrário. Inclusive, para quem me acompanha aqui no blog, sabe que costumo indicar o material da Belle Verte como fonte de inspiração para receitas deliciosas e especializadas em restrições (sem glúten, sem lactose, sem açúcar, etc).

Por que podemos engordar quando comemos muito açúcar?

Excesso de Glicose

Cada vez que você abastece seu corpo com mais energia do que ele precisa, é excedida a capacidade do seu fígado de armazenar açucar. Quando seu fígado estiver cheio, lotado, ele transborda este excesso de açúcar para sua corrente sanguínea em forma de ácidos graxos. Seu corpo, por sua vez, absorve estas belezinhas nas nádegas, quadris, barriga, papo (fazendo aquele queixo duplo, sabe?)  Pra piorar, depois destas regiões, os ácidos graxos começam a se depositados em seu órgãos (coração, fígado, rins dentre outros). 

Resistência à Insulina

A insulina é um dos principais hormônios para regular o metabolismo humano e o uso de energia para o corpo.

Quando tudo funciona bem, a INSULINA sinaliza ao corpo​ que ele deve transportar a GLICOSE para onde ela será usada como energia. (músculos por exemplo).

Entretanto, quando este mecanismo bagunça, as células do corpo deixam de entender as ordens da INSULINA, o que faz com que o fígado produza mais INSULINA.

Fazendo uma comparação simples, quando alguém não escuta você grita. Quando seu corpo não entende o que o FÍGADO está dizendo por meio da INSULINA, ele grita produzindo MAIS INSULINA.​

Dificuldade de Acessar os Depósitos de Gordura

Outra função da INSULINA é dizer ao seu corpo para retirar as "células gordas" da corrente sanguínea ​e armazenar. É uma ordem de evitar queimar gordura porque pode ser que falta energia.

Quando isto acontece, o corpo gordo sofre uma dificuldade maior do que o corpo saudável para acessar os reservatórios de gordura. Leia-se: Dificuldade de queimar gordura.

 E pior: O corpo entende que está com fome, pois está precisando de energia.​

Neste cenário, além do sobrepreso, o corpo terá reduzido a capacidade de funcionamento dos órgãos afetados, o que aumenta pressão arterial, minimiza o metabolismo e enfraquece o sistema imunológico. (leia-se Defesas do Corpo).

Como Diminuir o Açúcar no Sangue

Você pode evitar todos os males do açúcar, eliminar essa dependência de doces e descobrir como ter mais saúde sem perder energia com as receitas  do material incrível da Belle Verte . 

Mas claro que, se tratando de açúcar, ainda existe muito mais para você desvendar, e é por isso que no próximo artigo vou te dar informações em primeira mão sobre como vencer de uma vez por todas os vilões presentes nele.

Quer ter uma vida saudável? Então eu tenho encontro marcado com você na próxima semana.

PS.: E se você quiser saber como o pessoal do Belle Verte vence os vícios do açúcar e desfruta de delícias gourmet saudáveis, veja neste link!

Por que podemos engordar quando comemos muito açúcar? No caso descrito acima, o corpo é abastecido porém logo está sem combustível, exigindo mais combustível. É como um carro beberrão, porém, ao invés dele gastar a gasolina, ele a armazena e pede mais.​ 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Vencer Maus Habitos: 98% fracassa e não sabe o porquê
Post Anterior Como Vencer Maus Habitos: 98% fracassa e não sabe o porquê
deixe seu comentário

Hoje você vai descobrir porque 98 % das pessoas falha em vencer maus hábitos ,…

Depoimento Emocionante de Camilla Vilela
Próximo Post Depoimento Emocionante de Camilla Vilela
deixe seu comentário

Quando comecei o coach com o Rafael, deixei claro que seria minha última tentativa, porque…